top of page

Bunbu-ichi

 

Bunbu-ichi quer dizer “literatura e militarismo são uma única coisa”. Porém, é mais fácil entender o conceito como “o estudo da literatura marcial e o treino das artes marciais devem ser feitos como se fossem um único procedimento”. Ou seja, a teoria fundamenta a prática e a prática comprova a teoria. Não se pode pensar em “praticar” uma arte marcial honestamente se o “estudo teórico” não acompanhar a “prática marcial”. “Praticar” uma arte marcial representa 50% desta arte. Os demais 50% estão no “estudo” da referida arte. É necessário usufruir 100% do que as artes marciais têm a oferecer. Portanto, treinar e estudar o Karate-dō devem ser feitos como uma única coisa (Bunbu-ichi).

 

 

Shingitai

 

Shingitai, literalmente, significa “espírito”, “técnica” e “corpo”, respectivamente. Contudo, é mais fácil de entender por: “força de vontade”, “técnica” e “condicionamento físico”. Este conceito defendia (e defende) que o treino das artes marciais deve ser feito nas seguintes proporções: 60% Shin, 30% Gi e 10% Tai.  E a razão disto é mesmo que a “técnica” ou o “condicionamento físico” não sejam os melhores, o “espírito”, a “força de vontade” sempre fará que o praticante siga em frente, vencendo as dificuldades, os problemas, tanto dentro como fora do dōjō. Além disso, diferente da “técnica” e do “condicionamento físico”, que irão diminuir com a idade, o fortalecimento do “espírito” nunca deixa de aumentar. Portanto, devemos ter em mente o que realmente importa, devemos saber que a “técnica” e a “forma física” são, de fato, importantes, mas de nada servem se a “força de vontade” for fraca.

Kiai

 

Para entender o que significa Kiai, precisamos recorrer aos ideogramas e também buscar o sentido original do termo. Caso contrário, acabamos em explicações metafísicas que não refletem o real sentido.

 

Ki é o ideograma chinês Qì e mesmo que as traduções dos dicionários japoneses apontem para o termo “espírito”, “mente”, etc, o seu real significado vem da China, onde Ki tem o sentido de ser "a energia que percorre o corpo humano" e que é tratada há milhares de anos pela medicina tradicional chinesa.

 

Sendo assim, a expressão Kiai[1] significa “reunir toda a energia” num breve momento para executarmos um determinado esforço, ou, no caso do Karate-dō, executar uma técnica qualquer. Quando o Kiai é entendido e utilizado desta forma, torna-se um auxiliar do Kime.

 

 

Kime

 

Kime vem da palavra “Kimeru” que significa “decidir” em japonês. Em Karate-dō, o termo tem duas aplicações; uma oriental e outra ocidental. No oriente é “decisão extrema” ou “focar a energia”. No ocidente é “uma pequena contração isométrica neuromuscular” e está baseada na ciência da biomecânica. Isto significa que devemos tencionar nossos músculos (fazer força) no momento do impacto, mas não a ponto dos músculos “tremerem”. Nossa habilidade para coordenar os músculos e o rápido relaxamento depois da técnica estão diretamente relacionadas ao Kime. Kime é isto, sem truques mágicos, “barulhos estranhos” com a boca ou batidas nos Karate-gi.

 

 

Karate-ka

 

Os conceitos de “praticante de Karate” e Karate-ka são completamente diferentes. A expressão “Karate-ka” é formada pela palavra “Karate” mais o sufixo “Ka”.

 

O caractere “Ka” pode ser traduzido como “especialista”, ou seja, uma pessoa que domina tanto a teoria como a prática do Karate-dō.

 

No entanto, “Ka” também é “casa”, “lar”. Sendo assim, por Karate-ka entenda-se alguém que tornou-se o “lar” do Karate, alguém cujo Karate faz morada.

 

------------------

 

Referências:

 

GOULART, Joséverson. FAQ: 02. O que significa BUNBU ICHI 文武一? Jōji Monogatari. Disponível em: http://jojimonogatari.blogspot.com. Acesso em: 27 de Novembro de 2011.

 

GOULART, Joséverson. Bunbu-ichi. Disponível em:http://judoforum.com/blog/joseverson/index.php. Acesso em 20 de Novembro de 2006.

 

GOULART, Joséverson. Shin-Gi-Tai. Disponível em: http://judoforum.com/blog/joseverson/index.php. Acesso em 20 de Novembro de 2006.

 

GOULART, Joséverson. Shin-Gi-Tai. Disponível em: http://groups.google.com/group/andretta-no-kenkyushitsu/. Acesso em: 2 de Fevereiro de 2011.

 

GOULART, Joséverson. FAQ: 01. O que significa SHINGITAI 心技体? Jōji Monogatari. Disponível em: http://jojimonogatari.blogspot.com. Acesso em: 27 de Novembro de 2011.

 

GOULART, Joséverson. O “Shin” de “Shin-Gi-Tai”. Jōji Monogatari. Disponível em: http://jojimonogatari.blogspot.com. Acesso em: 27 de Novembro de 2011.

 

INOCENTES, Armando. A expressão BUNBU ICHI (文武一) e o seu significado… Karate-do.pt. Disponível em: http://karatedopt.blogspot.com.br/2012/04/expressao-bunbu-ichi-e-o-seu.html. Acesso em: 4 de Abril de 2012.

 

*Tradução e adaptações dos autores.

16230535_1850250418531943_67806646935486

Conceitos fundamentais //

bottom of page