

História do Shitō-ryū e da Linhagem Mabuni
Ankō Itosu, considerado um dos grandes mestres do Karate de Okinawa, foi discípulo de Sōkon Matsumura, renomado instrutor do Shuri-te e guarda pessoal dos reis do antigo Reino de Ryūkyū. Itosu transmitiu seus conhecimentos de Karate-jutsu a diversos alunos, entre os quais se destacou Kenwa Mabuni.
Kanryō Higaonna, por sua vez, estudou Kenpō na China, sob a orientação do mestre Ryūryū-kō (também conhecido como Xie Zhongxiang, de Fujian). Ao retornar a Okinawa, Higaonna fundou a tradição que mais tarde seria conhecida como Naha-te, ensinando-a a diversos discípulos — entre eles, também Kenwa Mabuni.
Kenwa Mabuni iniciou seu treinamento em Karate aos 13 anos de idade, em 1902, na cidade de Shuri. Seus primeiros instrutores foram Chōmo Hanashiro e, posteriormente, Ankō Itosu, de quem se tornou discípulo direto e dedicado.
Em 1908, aos 19 anos, Mabuni foi apresentado por Chōjun Miyagi — futuro fundador do Gōjū-ryū — ao mestre Kanryō Higaonna, em Naha, com quem passou a estudar as técnicas e os princípios do Naha-te.
Com o falecimento de Itosu e Higaonna, ambos em 1915, Mabuni prosseguiu seu aprimoramento sob a orientação de Seishō Aragaki, um mestre com profundo conhecimento em Tōde, Bō-jutsu e Sai-jutsu. Mabuni treinou com Aragaki até o falecimento deste, em 1918.
No mesmo ano, em 13 de fevereiro, nasceu seu primeiro filho, Ken’ei Mabuni, que viria a sucedê-lo na liderança do estilo.
Em 1929, Kenwa Mabuni mudou-se para Ōsaka, na região de Kansai, levando consigo o Karate de Okinawa para o arquipélago principal do Japão. A partir dessa migração, iniciou-se o processo de sistematização e divulgação do seu estilo.
Por volta de 1931, seus ensinamentos começaram a ser conhecidos entre os discípulos como Mabuni-ryū (Estilo Mabuni). Nesse período, ele utilizou temporariamente o nome Hankō-ryū para designar sua escola.
Contudo, em reconhecimento e homenagem a seus dois mestres principais — Ankō Itosu (Shuri-te) e Kanryō Higaonna (Naha-te) —, em 1934 Kenwa Mabuni adotou o nome Shitō-ryū (糸東流), unindo os ideogramas “Shi” (糸) de Itosu e “Tō” (東) de Higaonna.
Em 1938, Mabuni publicou o livro “Karate-dō Nyūmon” (Introdução ao Caminho do Karate), no qual o nome Shitō-ryū apareceu oficialmente pela primeira vez.
No ano seguinte, em 1939, o estilo Shitō-ryū foi reconhecido e registrado oficialmente na Dai Nippon Butoku-kai, instituição responsável pela regulamentação das artes marciais japonesas. Nessa ocasião, Kenwa Mabuni recebeu o título de Renshi (錬士), equivalente a “instrutor graduado”.
Ainda em 1939, em julho, Mabuni fundou a Dai Nippon Karate-dō Kai (Associação de Karate-dō do Grande Japão), que posteriormente foi renomeada para Nippon Karate-dō Kai (Associação Japonesa de Karate-dō). Atualmente, essa instituição é conhecida como Nippon Karate-dō Shitō-kai (Associação Japonesa de Karate-dō Shitō), organização oficial do estilo.
Em 4 de junho de 1951, nasceu Ken’yū Mabuni, neto de Kenwa Mabuni e filho de Ken’ei Mabuni.
Kenwa Mabuni faleceu em 23 de maio de 1952, deixando um legado técnico e filosófico que marcou profundamente o desenvolvimento moderno do Karate-dō japonês.
Após sua morte, seu primogênito Ken’ei Mabuni tornou-se o segundo Sōke (宗家, líder da família e do estilo) do Shitō-ryū, preservando e difundindo os ensinamentos de seu pai em âmbito internacional.
Ken’ei Mabuni faleceu em 19 de dezembro de 2015, sendo sucedido por seu filho Ken’yū Mabuni, que assumiu a liderança como o terceiro Sōke do estilo Shitō-ryū, posição que ocupa até os dias atuais.
Referências
MABUNI, Tsukasa. Shitō-ryū. Shitō-Ryū International Karate Dō Kai Official Website. Disponível em: http://www.seitoshitoryu.com/shitoryu.html. Acesso em: 17 mar. 2005.
MOLEDZKI, Sam. The Evolution of the Noble Discipline of Shitō-ryū Karate-dō. Karate-dō Shitō-Kai Canada. Disponível em: http://www.shitoryu.org/heritage/evolution.htm. Acesso em: 17 mar. 2005.
SELLS, John. Shitō-ryū History. Pacific Karate-dō Institute. Disponível em: http://www.martialsource.com/shitohistory.htm. Acesso em: 17 mar. 2005.
TANZADEH, Allen. Shitō-ryū History. Shitō-ryū Karate-dō Cyber Academy. Disponível em: http://shitokai.com/shitoryu.php. Acesso em: 17 mar. 2005.


