Wú Xián Guì, conhecido em Okinawa como Gogenki, nasceu em 20 de janeiro de 1886 em Fúzhōu, província de Fújiàn, na China, onde floresciam a prática de diversos estilos de Quán-fǎ, dos quais ele se tornaria mestre em uma das vertentes, o Báihè-quán (punhos da garça branca).
Consta que Gogenki tenha aprendido, assim como seus irmãos, as artes marciais através de seu tio, “Wu Song Mu”, com a intenção de proteger os negócios da família.
Alguns historiadores afirmam que Gogenki também tenha aprendido com Zhōu Zhìhé, que também foi professor de Kanbun Uechi e que ensinava os estilos Báihè-quán e Hǔ-quán (punhos do tigre).
Em 1912, devido a revolução comunista na China, Gogenki mudou-se para Okinawa onde começou a trabalhar como atendente em uma loja de chá. Algum tempo depois, mudou-se para Higashi, em Naha, que era uma colônia de imigrantes chineses, onde abriu seu próprio negócio, também relacionado aos chás. Paralelamente, ensinava artes marciais e não tardou muito para tornar-se conhecido por toda a ilha, devido suas habilidades.
Em Okinawa, Gogenki também acabou por ser conhecido por Yoshikawa, que era o sobrenome de sua esposa e que foi por ele adotado.
Entre os ensinamentos de Gogenki estão os Kata Nipaipo, Haffa (Hakuchō) e Paipuren (Happōren), que podem ser encontrados em alguns estilos modernos de Karate, tais como o Kingairyū, da família Matayoshi, o Tō’onryū e o Shitōryū. Seus conhecimentos tiveram influencia direta sobre Kenwa Mabuni, Chōjun Miyagi, Juhatsu Kyoda e Shinkō Matayoshi.
Gogenki morreu, de câncer no estomago, em maio de 1940, aos 53 anos.
-----------------
Referências:
TANZADEH, Allen. Go Kenki (Wú Xiánguì). Shitoryu Karate Canada. Disponível em: http://shitokai.ca. Acesso em: 26 de agosto de 2017.
TANZADEH, Allen. Go Kenki (Wú Xiánguì). Sensei Tanzadeh Shitoryu Karate Cyber Academy. Disponível em: http://shitokai.com. Acesso em: 26 de agosto de 2017.
*Tradução e adaptações dos autores.