top of page

 

 

 

 

 

 


 

O brasão da Família Mabuni, foi adotado por Kenwa Mabuni como símbolo do Shitō-ryū Karate-dō.

 

O símbolo usado atualmente pelo Shitō-ryū foi criado por Ken'yū Goeku, que viveu por volta de 1469, Século XV, no Reino Ryūkyū, também conhecido como Oni-Ufugusuku ou “Ogro ou Demônio” Ōshiro.

 

O brasão representa subdivisões de algumas famílias tradicionais de Okinawa, tais como Mabuni, Shabana, Akena, Uchimine, Kanegusuku, Kōchi, Nakamura, entre outras.

 

O círculo externo do brasão é interpretado como sendo um anel ou um círculo de uma família. O círculo pode ser interpretado como um símbolo de paz e harmonia (Wa).

As linhas internas do emblema, verticais e horizontais, representam, "ser(es) humano(s)" ou "pessoa(s)" (人, Hito, em japonês). Por conseguinte, o brasão simboliza "pessoas (seres humanos) em um círculo (de paz e harmonia)".

 

Por vezes, também se interpreta as linhas internas como sendo representação dos dois principais professores de Kenwa Mabuni: Ankō Itosu e Kanryō Higaonna. Sendo assim, representam os estilos Shuri-te e o Naha-te. Assim, o emblema simboliza a “harmonia entre Shuri-te e Naha-te”, e, através destas vertentes, a harmonia de todas as variantes da arte “Te”.

 

A cor vermelha usada hoje foi adicionada recentemente. Não se sabe quando a cor foi alterada a partir do preto/cinzento original.

-----------------

 

Referências:

 

TANZADEH, Allen.  Mabuni’s Family Emblem. Shitoryu Karate Canada. Disponível em: http://shitokai.ca. Acesso em: 26 de agosto de 2017.

 

TANZADEH, Allen. Mabuni’s Family Emblem. Sensei Tanzadeh Shitoryu Karate Cyber Academy. Disponível em: http://shitokai.com. Acesso em: 26 de agosto de 2017.

Mabuni’s Family Emblem.gif

Emblema da Família Mabuni //

bottom of page