top of page
Ankō Itosu.jpg

Ankō Itosu (1830-1916) //

Ankō Itosu ou Yasutsune Itosu, dependendo da forma de leitura utilizada para os Kanji que compõem o nome deste mestre, nasceu em Yamagawa, Shuri, Ryūkyū, em 1830.

Seus principais mestres foram Sōkon Matsumura, Kōsaku Matsumora, Gusukuma, Nagahama e Yasuri. Também praticou Jigenryū, estilo de esgrima do clã Satsuma.

Devido a influencia de seu bom amigo, Ankō Asato, ocupou o cargo de secretário do rei do reino Ryūkyū.


Famoso pela força de seus braços, pernas e mãos, supostamente podia vencer facilmente Asato em uma disputa de queda de braços. Diz-se que podia esmagar uma haste de bambu com seu aperto de mãos e que praticava seus golpes contra os muros de pedra que cercavam os túmulos imperiais. Acreditava que o corpo deveria ser treinado para suportar os mais duros golpes

Itosu foi um dos modernizadores da arte e um dos maiores colaboradores do Karatedō moderno. Foi o introdutor do Karate no sistema escolar, o escritor do Karate Jūkun (Os 10 preceitos do Karate), o criador dos Kata Pin’an (Heian), o criador das divisões do Kata Naihanchi em Shodan, Nidan e Sandan, criou as versões Shihō, Dai e Shō para o Kata Kūshankū, criou as versões Dai e Shō para o Kata Bassai, e, além disso, criou as versões Shodan, Nidan e Sandan para o Kata Rōhai.

Entre seus discípulos figuram Gichin Funakoshi, Kentsū Yabu, Chōmo Hanashiro, Ken’yū Kudeken, Chōyu Motobu, Chōki Motobu, Chōshin Chibana, Kenwa Mabuni, Kanken Tōyama e Chōjō Oshiro.

O falecimento de Itosu aconteceu em 1916.

 

Abaixo está uma carta escrita por Itosu em outubro de 1908. Esta carta precedeu a introdução do Karate nas escolas de Okinawa e eventualmente no continente japonês.

 

"O Karate não se desenvolveu a partir do Budismo ou Confucionismo. No passado, as escolas Shōrinryū e Shōreiryū foram trazidas à Ryūkyū da China. Ambas têm seus pontos fortes e assim irei listá-los abaixo da maneira como são, sem embelezamento:

 

1. O Karate não é praticado somente para seu benefício próprio; ele pode ser usado para proteger sua família ou seu mestre. Não se destina a ser usado contra um único agressor, mas como uma maneira de evitar ferimentos usando pés e mãos caso seja confrontado por um vilão ou malfeitor.

2. O propósito do Karate é tornar os músculos e ossos tão duros quanto a rocha e usar as mãos e pernas como lanças. Se as crianças iniciassem a treinar naturalmente nas proezas militares enquanto na escola fundamental elas ficariam aptas ao serviço militar. Lembre-se das palavras atribuídas ao Duque de Wellington após derrotar Napoleão: "A batalha de hoje foi vencida nos campos de jogo de nossas escolas".

3. O Karate não pode ser aprendido rapidamente. Assim como um touro que se move lentamente pode viajar mil quilômetros, se alguém treinar diligentemente por uma ou duas horas todos os dias, em três ou quatro anos irá ver uma mudança no físico. Aqueles que treinarem desta maneira irão descobrir os princípios mais profundos do Karate.

4. No Karate o treinamento das mãos e dos pés é importante, então você deve treinar meticulosamente com um Makiwara. Para fazer isso, abaixe seus ombros, abra os pulmões, reúna sua força, agarre o chão com os pés e concentre sua energia no baixo abdômen. Pratique utilizando cada braço de 100 a 200 vezes por dia.

5. Quando praticar as bases do Karate certifique-se de manter as costas eretas, ombros abaixados, colocar a força em suas pernas, manter-se firme e direcione a energia para o baixo abdômen.

6. Pratique cada uma das técnicas do Karate repetidamente. Aprenda bem as interpretações de cada técnica e decida quando e de que maneira aplicá-las quando necessário. Entre, contra-ataque, afaste-se: é a regra para o Torite.

7. Você deve decidir se o Karate é para sua saúde ou para auxiliar no seu dever.

8. Quando treinar, faça como se estivesse no campo de batalha. Seus olhos devem ficar penetrantes, os ombros baixos e o corpo endurecido. Você deve sempre treinar com intensidade e espírito como se realmente estivesse encarando o inimigo e desta forma você naturalmente ficará pronto.

9. Se você usar excessivamente sua força no treinamento de Karate isso irá causar a perda de energia no baixo abdômen e será perigoso para o seu corpo. Seus olhos e seu rosto ficarão vermelhos. Seja cuidadoso para controlar seu treinamento.

10. No passado, muitos mestres de Karate gozaram uma longa vida. O Karate auxilia no desenvolvimento de ossos e músculos. Ajuda tanto na digestão quanto na circulação. Se o Karate fosse introduzido desde o ensino fundamental, então produziríamos muitos homens capazes de derrotar 10 agressores cada.

 

Se os estudantes da faculdade de formação de professores aprendessem Karate de acordo com os preceitos acima e, após a graduação, disseminassem isto para as escolas elementares em todas as regiões, em 10 anos o Karate iria se espalhar por toda Okinawa e para a ilha principal do Japão. O Karate, assim, faria uma grande contribuição para nosso exército. Espero que você considere seriamente o que escrevi aqui.

 

Ankō Itosu, Outubro de 1908."

 

-----------------

 

Referências:

 

TANZADEH, Allen. Ankoh Itosu. Shitoryu Karate Canada. Disponível em: http://shitokai.ca. Acesso em: 26 de agosto de 2017.

 

TANZADEH, Allen. Ankoh Itosu. Sensei Tanzadeh Shitoryu Karate Cyber Academy. Disponível em: http://shitokai.com. Acesso em: 26 de agosto de 2017.

 

ALBERNETHY, Iain. The 10 Precepts of Anko Itosu. The practical application of Karate. Disponível em: http://iainabernethy.co.uk/article/10-precepts-anko-itosu. Acesso em: 22 de Janeiro de 2012.

 

SILVEIRA, Rodrigo. Os 10 preceitos de Anko Itosu. SI VIS PACEM. Disponível em: http://rod-fu.blogspot.com/2008/09/os-10-preceitos-de-anko-itosu.html. Acesso em: 22 de Janeiro de 2012.

*Tradução e adaptações dos autores.

bottom of page