top of page
Sōkon Matsumura.jpg

Sōkon Matsumura nasceu em 1797 e faleceu em 1889, aos 92 anos. Segundo alguns pesquisadores, seu nome de família era Kiyō e era de descendência chinesa. Matsumura cresceu na aldeia de Yamagawa, em Shuri, Ryūkyū.

 

Começou a treinar aos 14 anos, em 1810, em Akata, com o mestre Kanga Sakugawa, que o treinou até sua morte. Segundo a tradição oral, Matsumura estudou por um período de quatro anos o “Te” e o “Tōde” com Sakugawa.

 

Devido sua ligação com a família real Shō recebeu seu o título de Satunushi Peichin e, da mesma forma, teve seu nome modificado para Matsumura, segundo um pedido pessoal ao rei, Shō Kō.

 

“Bushi” Matsumura, como se tornou conhecido, manteve-se em treinamento e teve grande colaboração no desenvolvimento das técnicas aprendidas e ensinadas em Shuri, as quais, com o passar do tempo, ficaram conhecidas como “Shōrinryū”.

 

Ainda hoje, contam-se algumas histórias sobre Matsumura, dentre as quais duas destacam-se. Uma em que vence a um touro e outra em que vence um adversário sem mesmo precisar lutar. Na primeira situação, Shō Tai foi presenteado pelo imperador com o touro e resolveu colocar Matsumura a lutar contra o animal. Conta-se que Matsumura, vestido com armadura, visitava o touro dia após dia para atormentá-lo até que o animal o reconhecesse. No dia da luta, quando o touro foi solto na arena logo que viu Matsumura fugiu. Diz-se que devido este episódio o rei lhe concedeu o título de “Bushi”. O segundo relato, fala de um duelo proposto por um artesão, onde a “aparência de morte” dos olhos de Matsumura fez com que o desafiante perdesse o espírito de luta e desistisse do combate.

 

Matsumura teve contato e, portanto, intercambio marcial com um homem chamado Chintō, oriundo da China, que viveu por algum tempo em Ryūkyū. Conta-se que Chintō, devido a falta de recursos e por causa da fome passou a saquear. Quando o rei tomou ciência deste fato, enviou Matsumura para resolver o problema, com a missão de encontrá-lo e detê-lo. Quando enfim encontraram-se, lutaram e não houve vencedores. Dizem que Chintō era um especialista em esquivas, tão hábil nas artes de combate quanto Matsumura. Quando todas as tentativas de Matsumura em prendê-lo falharam, ao contrário do que se possa pensar, Matsumura acaba por fazer amizade com ele e por trocar conhecimento marcial. É desta forma que surgem o conjunto de técnicas que foram compiladas e batizadas com o nome do mestre chinês, Chintō, até hoje praticado nos estilos que possuem sua linhagem de origem a partir de Shuri e Tomari.

 

Matsumura também aprendeu com o mestre chinês chamado Chan’an, que foi um dos diplomatas enviados a Ryūkyū. A partir de seus ensinamentos, Matsumura criou duas formas, Chan’an Shō e Dai. Mais tarde, os nomes destes Kata foram alterados para Pin’an Shodan e Nidan. Tais Kata são considerados Kata básicos, ou Kihon-kata.

 

Ainda é relatado que Matsumura tenha estudado com outro mestre chinês conhecido como Ason, que vivia na área de Naha e ensinava o Kata Naifanchi. A partir destes ensinamentos, Matsumura dividiu o exercício em duas partes, Naifanchi Shodan e Nidan.

 

Além dos mestres já mencionados, Matsumura também aprendeu com Annan, e Wei-bō (Iwah). Suas contribuições são diversas, entre elas os Kata Kūshankū, Naifanchi, Bassai, Seisan, Chintō, Gojūshiho e Chan’an.

 

Seus discípulos foram numerosos e entre eles encontramos nomes como Ankō Itosu, Ankō Asato, Kentsū Yabu, Chōyū Motobu, Chōki Motobu, Chōtoku Kyan, Chōbu Kyan, Yoshitada Kuwae e Nabiitanme.

-----------------

Referências:

TANZADEH, Allen. Sokon ‘Bushi’ Matsumura. Shitoryu Karate Canada. Disponível em: http://shitokai.ca. Acesso em: 24 de agosto de 2017.

TANZADEH, Allen. Sokon “Bushi” Matsumura. Sensei Tanzadeh Shitoryu Karate Cyber Academy. Disponível em: http://shitokai.com. Acesso em: 24 de agosto de 2017.

*Tradução e adaptações dos autores.

Sōkon Matsumura (1797-1889) //

bottom of page